Tramitação Digital:
■ Os processos de estágio extracurricular não obrigatório são realizados exclusivamente de forma digital
Envio dos documentos
E-mail (meuestagio@face.ufmg.br)
■ O envio dos documentos de estágios deve ser feito somente por e-mail
■ Os documentos devem ser enviados com ao menos 15 (quinze) dias de antecedência em relação ao início das atividades de estágio
Tramitação e assinaturas dos documentos
■ A tramitação dos documentos ocorre no Sistema Eletrônico de Informações da UFMG (SEI-UFMG)
■ Os documentos devem ser enviados já assinados digitalmente por meio de plataforma autenticável (ex: Gov.BR, Clicksign, Docusign, etc) pelos respectivos signatários:
Termo de Compromisso: representante legal da concedente (empresa), interveniente (se houver) e estagiário
Plano de Atividades: supervisor de estágio e estagiário
Lista de Documentos:
Para cada tipo de processo abaixo, observar os documentos solicitados:
1 – Novo estágio
1. Termo de Compromisso
2. Plano de Estágio (modelo FACE)
3. Extrato de Integralização Curricular
2 – Prorrogação e outras alterações no estágio
1. Termo Aditivo
2. Plano de Estágio (com datas de início e término referente às do Termo Aditivo)
3. Extrato de Integralização Curricular
3 – Rescisão do estágio
1. Termo de Rescisão
2. Relatório de Estágio
4 – Avaliação semestral de estágio
1. Relatório de Estágio
Modelos de Documentos:
■ Os modelos de documentos de estágio estão disponíveis na aba “Documentos”
■ O Extrato de Integralização Curricular é gerado pelo aluno e deve ser enviado em formato .pdf. Para obter o Extrato de Integralização acesse: MinhaUFMG>SIGA>Minhas Matrículas>Meu Extrato de Integralização Curricular
Fluxos:
ETAPA 1 – Preenchimento e conferência das informações e assinatura digital
Os documentos devem ser devidamente preenchidos e assinados digitalmente. Importante dar especial atenção ao preenchimento dos campos:
■ Termo de Compromisso
Dados da epígrafe
Dados do preâmbulo
Cláusula 3 - Do Seguro
Cláusula 5 - Da Bolsa de Estágio
Cláusula 6 - Do Prazo do Estágio
Cláusula 7 - Da Carga Horária da Jornada de Atividades
Cláusula 8 - Do Local e Horário do Estágio
Cláusula 9 - Supervisão, Acompanhamento e Avaliação
Campos de assinatura
■ Plano de Atividades
Dados do cabeçalho
Item 3 - Atividades a serem desenvolvidas
Item 6 - Cronograma
Campos de assinatura
■ Termo Aditivo
Dados da epígrafe
Dados do preâmbulo
Cláusula Primeira - alterações
Campos de assinatura
■ Relatório de Atividades
Dados do cabeçalho
Período avaliado (máx. 6 meses por relatório)
Item I - Resumo das Atividades
Item III - Quadro de avaliação (estagiário)
Item IV - Quadro de avaliação (campo de estágio)
Campos de assinatura
■ Termo de Rescisão
Dados do preâmbulo
Datas da rescisão, de início e fim previstos
Campos de assinatura
ETAPA 2 – Envio dos documentos de estágio
Envio de todos os documentos pelo aluno, conforme o tipo de processo, para o e-mail meuestagio@face.ufmg.br, com a descrição do assunto: tipo de processo – nome do discente – curso ao qual está vinculado na FACE.
Exemplos:
■ NOVO ESTÁGIO – Nome do Aluno – Nome do Curso
■ TERMO ADITIVO – Nome do Aluno – Nome do Curso
■ AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO – Nome do Aluno – Nome do Curso
■ RESCISÃO DE ESTÁGIO – Nome do Aluno – Nome do Curso
■ RESCISÃO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO – Nome do Aluno – Nome do Curso
ETAPA 3 – Conferência dos documentos
■ A equipe da Meu Estágio - FACE fará a conferência de todos os documentos enviados. Caso haja alguma pendência de documentação ou necessidade de ajustes em algum documento, será enviado um e-mail para o aluno com a solicitação das adequações.
ETAPA 4 – Inserção dos documentos no SEI e assinaturas pelos responsáveis da FACE-UFMG
Somente após as assinaturas do aluno e das partes do campo de estágio (representante e supervisor), os documentos serão inseridos no SEI-UFMG e encaminhados para análise e assinaturas das partes da FACE-UFMG, na seguinte ordem de documentos e partes envolvidas:
1º) Plano de atividades
■ Análise e assinatura do coordenador do Curso na FACE – SOMENTE após as assinaturas do aluno e do supervisor de estágio da parte concedente.
■ Obs.: Caso a coordenação do Curso demande adequações, será enviada uma solicitação para o aluno por e-mail.
2º) Termo de Compromisso / Termo Aditivo
■ Análise e assinatura da Diretoria da FACE – SOMENTE após as assinaturas de todos no Plano de Atividades e no Termo de Compromisso/Aditivo
■ Obs.: Caso a Diretoria da FACE demande adequações, será enviada uma solicitação para o aluno por e-mail.
3º) Termo de Rescisão
■ Análise e assinatura da Diretoria da FACE – SOMENTE após as assinaturas de todos os externos – aluno e representante da concedente.
4º) Relatório
■ Análise e assinatura do professor orientador de estágio – SOMENTE após as assinaturas de todos os externos – aluno e supervisor de estágio da concedente.
■ Deve ser enviado, no máximo, a cada seis meses completos de estágio (conforme Art. 9, inciso VII da Lei 11.788/08 e letra "C", dos itens I e II da cláusula 9ª do Termo de Compromisso de Estágio).
■ Caso o último período do estágio seja inferior a seis meses, o último relatório deve cobrir o período restante. Por exemplo, se o estágio tiver duração de 15 meses, o aluno deverá enviar dois relatórios de seis meses e um relatório referente aos três meses restantes.
■ Além disso, o Relatório de Estágio é documento imprescindível para solicitar a integralização de créditos por "Atividades Curriculares Complementares".
ETAPA 5 – Envio dos documentos assinados para o aluno estagiário
Ao final do processo, será enviada a documentação assinada ao aluno para o e-mail cadastrado no SEI-UFMG. É de responsabilidade do aluno enviar a documentação à parte concedente.
Orientador de Estágio (professor do curso do aluno)
No momento da devolução de sua documentação de contratação inicial assinada (Plano de Estágio e Termo de Compromisso), o aluno será informado do nome e e-mail do professor orientador designado pela Coordenação de seu Curso para orientar o estágio. É de responsabilidade do aluno entrar em contato com o professor orientador para informá-lo sobre o início do estágio.